Buscas e Pesquisa Genealógica para Cidadania Italiana A pesquisa genealógica para cidadania italiana mostra a origem de seus antepassados e possibilita que você construa a árvore genealógica de sua família.
Peça o auxílio aos parentes mais idosos para isso, quem sabe alguém até já fez a pesquisa genealógica ou tem guardado algum documento? É comum encontrar o Passaporte de Emigração, onde geralmente constam todas as informações para obter os documentos italianos.
Peça aos idosos que relembrem histórias sobre a sua família, antigos hábitos alimentares e culturais. Pergunte se lembram das devoções religiosas de seus avós e bisavós, ou, se eles referiam-se a alguma localidade ou acidente geográfico. Tudo isto poderá ajudar a reconstituir a sua história.
DICA: Se algum parente seu já tiver feito o processo de reconhecimento da própria cidadania, ele pode ajudar em sua pesquisa fornecendo cópias simples dos documentos que usou.
Busque as certidões em inteiro teor de nascimento, casamento e óbito de seus antepassados no Brasil, em cartórios e igrejas.
Lembre que, no Brasil, a obrigatoriedade de registro civil em cartório vigorou somente a partir da Proclamação da República, em 15/11/1889. Antes disso, somente existiam os registros religiosos e, portanto, é necessário pesquisar os dois tipos de registros. Nos documentos brasileiros pode constar, em alguns casos, a origem de sua família. Não é necessário visitar pessoalmente as cidades onde localizam-se os registros para fazer a sua pesquisa. Busque os contatos da igreja, curia ou cartório da cidade que lhe interessa.
Tendo em mãos o nome, filiação e data (exata ou aproximada) do evento, telefone e peça que seja efetuada uma pesquisa. O resultado poderá ser conhecido mesmo por telefone e, em caso positivo, é só solicitar que lhe enviem a certidão,ou a negativa (caso não haja a certidão é sempre bom pedir uma negativa para um possível processo de suprimento na falta de registro).
O pagamento poderá ser efetuado por sedex a cobrar, vale postal, mediante depósito em conta corrente no valor do serviço ou cheque nominal enviado para o cartório. Bastará combinar com o pessoal do próprio cartório a forma mais adequada para o envio do pagamento e pedir sempre que remetam a certidão pelo correio com carta registrada ou sedex para evitar extravios. Enviarão o documento sem que você tenha a necessidade de se deslocar.
Também procure informações no cemitério onde foi enterrado o seu antepassado, geralmente nas lápides constam localidade e data de nascimento.
E mesmo se com todas estas dicas, os teus esforços forem em vão, ou caso você não tenha tempo, não se preocupe! A Acciari Cidadania também pode te ajudar com isso, pois contamos com ótimos partners para auxiliá-lo!